25.04.2022 - IPMA
Campanha de testes em mar vai decorrer entre os dias 23 de abril e 2 de maio no navio de investigação (NI) Mário Ruivo ao largo da costa sudoeste de Portugal

Investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P., da A. Silva Matos Metalomecânica, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) desenvolveram um sistema de captura e conservação de espécies até 1000 metros de profundidade.

Esta solução permite trazer as espécies à superfície sem danos provocados pelas diferenças de pressão, e mantê-las vivas para estudos posteriores. As primeiras demonstrações desta tecnologia vão decorrer entre os dias 23 de abril e 2 de maio, a bordo do NI Mário Ruivo.