A campanha SAT UHRS 2022-C4G destinou-se a executar os testes de mar (SAT – Sea Acceptance Tests) para aceitação do equipamento de sísmica de reflexão de ultra alta resolução (UHRS – Ultra-High Resolution Seismics) adquirido em dezembro de 2021.
Os objetivos parcelares da campanha consistiam em testar o funcionamento de:
– um cabo de hidrofones de 48 canais (streamer) com comprimento total de 110 metros;
– dois cabos de hidrofones monocanal (de 8 hidrofones) (mini-streamers) com 2.8 metros de secção ativa;
– sistemas de aquisição dedicados a estes equipamentos (Multitrace e Minitrace);
– um cabo de alta tensão (HV) de 75 metros.
Os testes foram executados com sucesso com a participação da equipa técnica da Divisão de Geologia e Georrecursos Marinhos do IPMA e de um técnico da Geosurveys, a bordo do navio de investigação (NI) Diplodus do IPMA a sul da serra de Arrábida, entre os dias 10 e 14 de maio. O equipamento foi comprado com financiamento do projecto C4G – Co-Laboratory for Geosciences, co-financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Estes sistemas permitem resoluções verticais do registo sedimentar de ~10 cm em condições ambientais adequadas (natureza dos sedimentos) e penetração da ordem de 350 m. Este sistema acoplado com o perfilador de sub-fundo permite resoluções verticais de 5 cm e profundidades de penetração na ordem de 5 metros. Em conjunto com as sondagens de batimetria multifeixe (ecossonda Teledyne T50-P) obtêm-se imagens do fundo marinho que permitem detetar objetos a partir de 25 cm (em profundidades até aos 30 metros).