25.11.2022 - IPMA
No dia 23 de novembro de 2022, a finalista do IPS, Rita Lage e Pinheiro, concluiu com sucesso o seu estágio “Análise da evolução recente da temperatura do Oceano Atlântico: Portugal Continental e Arquipélagos dos Açores e Madeira” no NNIO, contribuindo para o projeto “Observatório do Atlântico – Infraestrutura de Dados e Monitorização” financiado pelas EEA Grants.

No dia 23 de novembro de 2022, decorreu a prova pública de defesa do relatório de Estágio da aluna Rita Lage e Pinheiro, finalista da Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), intitulado “Análise da evolução recente da temperatura do Oceano Atlântico: Portugal Continental e Arquipélagos dos Açores e Madeira”.

O estágio decorreu no Núcleo de Navios de Investigação e Observatórios do IPMA entre março e junho de 2022, sob a orientação da Doutora Tanya Silveira e da Doutora Mafalda Carapuço, sendo uma contribuição de relevância para o Projeto Pré-Definido “Observatório do Atlântico – Infraestrutura de Dados e Monitorização” financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants, no âmbito do qual se está a adquirir flutuadores Argo. O trabalho contou ainda com a preciosa ajuda da Dra. Joana Teixeira da DivSI do IPMA no processamento dos dados.

O estágio da Rita teve como objetivo avaliar o potencial dos dados fornecidos pelos flutuadores Argo na avaliação da evolução da temperatura da água do mar ao longo dos últimos 25 anos. O trabalho incluiu a análise de todos os ciclos Argo disponíveis na área do Atlântico Nordeste, na área de interesse para Portugal, procurando detetar padrões de variação da temperatura, espacialmente e temporalmente, e a várias profundidades. A rede Argo providencia dados que cobrem toda a área de estudo ao longo dos últimos 25 anos, contribuindo com dados in situ, nos primeiros 2000 m de profundidade, de temperatura e salinidade da água do mar. No entanto, a cobertura não é constante, no espaço e no tempo, apresentando lacunas que dificultaram a comparabilidade (dados da mesma estação do ano) com o detalhe necessário à deteção de tendências.

O NNIO continua a colaborar com a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, promovendo a conciliação da vertente do conhecimento através do ensino no IPS e da formação no ambiente profissional do IPMA, e congratula-se a Rita pela conclusão do Estágio e Licenciatura.