21.11.2022 - IPMA
A embarcação Maris, propriedade do IPMA, tem vindo a contribuir semanalmente para as amostragens de bivalves e água do SNMB na Ria de Aveiro.
Partilhar

A embarcação Maris, propriedade do IPMA, tem vindo a contribuir semanalmente para as amostragens de bivalves e água do SNMB na Ria de Aveiro. Opera desde março de 2021 a partir do Porto de Pesca Costeira de Aveiro no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado entre o IPMA e a Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) com vista à colheita de amostras para análise sob a coordenação técnica do SNMB.

Desde que entrou ao serviço das colheitas do SNMB, esta embarcação tem-se revelado uma plataforma de grande importância para o cumprimento da missão do IPMA no que respeita à monitorização das quatro zonas de produção de moluscos bivalves vivos da Ria, tendo já contribuído para a apanha de aproximadamente 700 amostras para análise nas diversas áreas laboratoriais do Instituto.

Os técnicos do SNMB também utilizam esta embarcação para a realização de ações de verificação periódicas, com o intuito de avaliar se os pontos de amostragem e o procedimento de colheita realizado por amostradores externos no âmbito dos protocolos de cooperação estão em conformidade com os planos de amostragem e a legislação. A identificando de eventuais focos de poluição que impactem nas zonas de produção (e consequentemente na sua classificação sanitária) é também uma vertente da monitorização que se tornou muito facilitada com a utilização desta embarcação.

Tem sido ainda uma preocupação constante da equipa de amostragem/tripulação do Maris contribuir para a sensibilização e limpeza do meio estuarino, recolhendo para bordo todo o lixo que vem nas artes de pesca.

Partilhar