18.03.2022 - IPMA
Participação do IPMA nas ações de formação em geologia marinha e costeira no âmbito do projeto EDUCOAST financiado pelo Programa Crescimento Azul das EEA Grants.

A equipa do Núcleo de Navios de Investigação e Observatórios participa no projeto EDUCOAST – “Nature-Based Education in Coastal GeoSciences – A field station in southern Portugal”, que decorre nas instalações da Estação de Tavira (EEMT) do IPMA e que conta com o navio de investigação Diplodus para ações de formação em geologia marinha e costeira.

No dia 18 de março de 2022, 9 alunos da Disciplina Curricular de Projeto da licenciatura em Geologia e 1 aluno do curso de Mestrado em Geologia do Ambiente, Riscos Geológicos e Ordenamento do Território, acompanhados por Professores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), parceira do projeto, desenvolveram trabalho de campo para a caracterização morfológica e sedimentar do sistema sapal/ilhas barreira da zona costeira adjacente à EEMT, localizada na Ria Formosa.

As atividades incluíram a amostragem de sedimentos ao longo dos vários ambientes (sapal, canal e ilha barreira) à superfície e em profundidade (sondagens), levantamentos topográficos com recurso a Sistema de Navegação por Satélite (GNSS), montagem de uma câmara vídeo e realização de um voo de drone com captura de imagens, para além de montagem de um transdutor de pressão e correntómetro para medição do nível da maré e correntes. Procedeu-se ainda a análise preliminar de amostras de sedimentos, no laboratório de geologia marinha e costeira da EEMT.

A campanha estendeu-se por 12 horas, das 7:30 às 19:30, abrangendo um ciclo completo de maré, e promovendo a aprendizagem experimental no terreno, oferecendo uma variedade de experiências que não podem ser adquiridas no ambiente típico de sala de aula, especialmente na área das ciências naturais.

Para além do IPMA e FCUL, participam neste projeto a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e o Centro Ciência Viva de Tavira. O projeto EDUCOAST é financiado pelo Programa Crescimento Azul das EEA Grants e assegura as despesas relacionadas com a frequência dos formandos.