02.03.2022 - IPMA
NI Mário Ruivo recebe visita da Escola Azul Valsassina, no âmbito do projeto EEA Grants "O Oceano do [meu] Futuro" coordenado pela MARE STARTUP. Alunos aprenderam sobre o navio e projetos de observação do oceano, como EMSO-PT parte do EMSO-ERIC

Recebemos, a 23 de fevereiro de 2022, a bordo do navio de investigação (NI) Mário Ruivo a visita de cerca de 70 estudantes do colégio Valsassina em Lisboa, membro do Programa Escola Azul, no âmbito do projeto EEA Grants “O Oceano do [meu] Futuro”. Os alunos vieram acompanhados pelo Diretor Pedagógico do colégio Valsassina, Professores e pela representante da coordenação do projeto, Ana Carvalho da MARE STARTUP.

Além da visita guiada ao NI Mário Ruivo com o apoio da tripulação, a equipa do Núcleo de Navios de Investigação e Observatórios (NNIO) do IPMA fez breves sessões de enquadramento sobre o que são navios de investigação e qual a importância destes no estudo do oceano e na geração do conhecimento científico. Foi ainda feita referência ao projeto EMSO-PT (European Multidisciplinary Seafloor and water column Observatory – Portugal) como exemplo de um projeto que visa a instalação de observatórios submarinos na Margem Ibérica no âmbito da iniciativa europeia EMSO-ERIC.

A visita foi organizada pelo IPMA com o apoio imprescindível da Base Naval de Lisboa.