28.02.2023 - IPMA

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro decorreu na Estação do IPMA em Tavira e no Centro Ciência Viva Tavira, a ação de formação “Geodinâmica e Ecologia do Litoral – “Mãos na Massa” na Ria Formosa”.

Durante quatro dias, 25 alunos, da licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e do mestrado de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), tiveram oportunidade de pôr as “mãos na massa” no ambiente natural da Ria Formosa.

Os alunos realizaram atividades práticas, no campo e laboratório, sobre a geologia e ecologia de ambientes costeiros, recorrendo a observação, amostragem e caracterização dos ambientes de sapal, e duna e praia do ambiente de barreira da Ria Formosa. A ação de formação contou com a colaboração de professores da FCUL e do IPS, e de investigadores e técnicos do IPMA, incluindo do Núcleo de Navios de Investigação e Observatórios.

O curso de formação foi realizado no âmbito do projeto EDUCOAST, financiado pelas EEA Grants, que visa promover uma educação baseada na natureza na área das geociências marinhas e costeiras.