Decorre, de 13 de Outubro a 14 de Novembro de 2022, a campanha de investigação Demersal 2022 a bordo do navio de investigação (NI) Mário Ruivo.
A campanha Demersal realiza-se anualmente, com uma duração de 30 dias no ultimo trimestre do ano, cobrindo a plataforma continental de Portugal, seguindo um plano de amostragem com 96 estações de arrasto de fundo.
Esta campanha destina-se a estimar a abundância, a distribuição espacial e a estrutura por comprimento das populações de várias espécies (como o carapau e a pescada). Adicionalmente recolhem-se dados sobre biodiversidade, condições oceanográficas (como a temperatura e a salinidade) e lixo marinho (DQEM – Diretiva Quadro Estratégia Marinha).
A campanha é realizada no âmbito do Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), que é responsabilidade da Divisão de Modelação e Gestão dos Recursos da Pesca (DivRP) do IPMA. O PNAB integra o Quadro de Recolha de Dados da União Europeia, no âmbito da Política Comum de Pescas. A campanha é coordenada internacionalmente pelo IBTS (“International Bottom Trawl Survey Working Group” / Grupo de Trabalho da Campanha Internacional de Arrasto de Fundo) do ICES (“International Council for the Exploration of the Sea” / Conselho Internacional de Exploração do Mar)