04.10.2022 - IPMA
A campanha oceanográfica CRISTA MADEIRA-TORE 2022 Leg 2 foi levada a cabo a bordo do navio oceanográfico Mário Ruivo do IPMA, entre 22 de Setembro e 07 de outubro 2022.
Partilhar

A campanha oceanográfica CRISTA MADEIRA-TORE 2022 Leg 2, decorreu a bordo do navio de investigação oceanográfica Mário Ruivo do IPMA entre 22 de Setembro e 07 de outubro, com os objetivos principais de:

– continuar a base de referência das condições ambientais do oceano Atlântico na região da Crista Madeira-Tore,

– reforçar a capacidade de aquisição de séries temporais contínuas longas da coluna de água, e

– melhorar a capacidade operacional em robótica e tecnológica das operações no mar.

Utilizaram-se para este efeito o ROV Luso da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC); os equipamentos de amostragem da coluna de água do consórcio EMSO-PT (European Multidisciplinary Seafloor and water-column Observatory), incluindo o EGIM, Wirewalker e ADCP); o EGIM do INESC TEC; dragas de fundo, rosettes com garrafas Niskin, CTD e UCTD; redes Neuston de arrasto na superfície do mar; um magnetómetro e laboratórios de biologia e microbiologia.

Participaram técnicos e cientistas responsáveis pelas operações com afiliação a cinco instituições nacionais e uma estrangeira.

A campanha funcionou em regime de aquisição de dados durante 24h todos os dias da campanha durante os quais se adquiriram dados que permitem a caracterização quantitativa e qualitativa de: plásticos e microplásticos na superfície do mar, das populações de microplâncton, de parâmetros oceanográficos da coluna de água, constituição geológica do fundo e das comunidades biológicas.

ROV Luso- “Remotely Operated Vehicle” é uma plataforma de inspecção da coluna de água e fundo marinho, não tripulada e conectada a um navio através de cabos de massa e sinal que permitem aos pilotos várias operações, como a navegação do ROV e amostragem .

ADCP- “Acoustic Doppler Current Profiler” é um instrumento autónomo que mede a velocidade correntes de água numa faixa de profundidades.

EGIM- “EMSO Generic Instrument Module” é uma plataforma multissensorial destinada a ser usada em todos os observatórios submarinos da rede EMSO com o objetivo de produzir séries temporais longas de parâmetros da coluna de água.

Wirewalker- perfilador vertical multisensorial que se move verticalmente na coluna e água movido pela energia das ondas.

CTD- instrumento que mede a condutividade, temperatura e profundidade na coluna de água à medida que se desloca verticalmente, permitindo obter perfis verticais destes parâmetros. UCTD- nstrumento que mede underway a condutividade, temperatura e profundidade na coluna de água permitindo o seu arrasto durante a navegação do navio.

Partilhar