31.03.2022 - IPMA
O projeto EMREP financiado pelas EEAGrants Portugal testa soluções eletrónicas de gestão de dados para maximizar os potenciais benefícios da Economia Azul a bordo do NI Mário Ruivo.
Partilhar

O projeto EMREP é uma parceria entre as empresas tecnológicas OLSPS, Imenco AS, e a Universidade do Algarve. O seu objetivo é melhorar a capacidade de recolha de dados de pesca e de comunicação, modernizando os sistemas eletrónicos de gestão de dados existentes para maximizar os potenciais benefícios da Economia Azul.

Este objetivo será atingido através do fornecimento de uma solução eletrónica completa de monitorização e relatórios para as pescas portuguesas através da integração de câmaras de vídeo no diário de bordo eletrónico Olrac, utilizando como caso de estudo um projeto de doutoramento sobre capturas acessórias de elasmobrânquios na pesca de crustáceos.

Em 2021, Sofia Graça Aranha e a equipa EMREP instalaram três câmaras de vídeo e testaram a tecnologia integrada de monitorização e relatórios eletrónicos, o iEMR Olrac, a bordo do NI Mário Ruivo do IPMA, durante os levantamentos anuais de crustáceos e demersais. As câmaras foram instaladas em locais estratégicos, a fim de cobrir o convés de pesca e as áreas de triagem. O objetivo desses ensaios era testar o iEMR Olrac e assegurar que o sistema estava a funcionar satisfatoriamente antes dos ensaios no mar em embarcações de pesca comercial que irão decorrer em 2022.

O projeto EMREP é financiado pelas EEAGrants Portugal no âmbito do Programa Crescimento Azul, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEAFM 2014-2021).

Partilhar