20.12.2022 - IPMA
No dia 19 de dezembro de 2022, a finalista do IPS, Mariana Sofia Casadinho Bárbaro, concluiu com sucesso o seu estágio “Caracterização sedimentar das praias arenosas da ilha de São Miguel, Açores” no NNIO, contribuindo para o projeto “STORM – Projeto-piloto de implementação de um sistema de monitorização de praias da Ilha de São Miguel” financiado pelo programa Mar2020 e gerido pela Fundação Gaspar Frutuoso.

O estágio decorreu no Núcleo de Navios de Investigação e Observatórios do IPMA entre outubro e dezembro de 2022, sob a orientação da Doutora Tanya Silveira e da Doutora Mafalda Carapuço, enquadrando-se também nas atividades e objetivos do projeto do IPMA “EDUCOAST – Uma estação de investigação em geociências costeiras para a promoção da educação baseada na natureza” financiado pelo Programa Crescimento Azul das EEA Grants. A Mariana fez parte do trabalho na Estação Experimental de Moluscicultura do IPMA em Tavira, sob a orientação da Doutora Teresa Drago e a Dra. Jacqueline Santos, tirando partido das excelentes condições laboratoriais de um dos polos do “Laboratório de Oceanografia Geológica (GOLD)” financiado pelo Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) no âmbito do projeto EMSO-PT – Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água (Portugal). O estágio contou ainda com o apoio do Doutor João Cascalho, do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde foi feita a análise composicional dos sedimentos.

O estágio teve como objetivo a caracterização sedimentar de 12 praias da ilha de São Miguel no arquipélago dos Açores, com características, contextos geomorfológicos e exposições à agitação marítima diferentes, concorrendo para um melhor conhecimento dos ambientes sedimentares que compõem as praias da ilha. Realizou-se a análise granulométrica e composicional de 27 amostras recolhidas da face, berma e duna em vários locais (perfis) de cada praia.

Os sedimentos correspondem a areias médias a grosseiras, na maior parte dos casos bem calibrados, e compostos maioritariamente por grãos de litoclastos e plagioclases. Verifica-se que os sedimentos das praias associadas a embocaduras de ribeiras são, na sua generalidade, mais grosseiros que aqueles de praias sem ribeira associada, sendo que a maior proximidade à fonte de sedimentos provenientes da rede fluvial poderá justificar este padrão.

O NNIO continua a colaborar com a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, promovendo a conciliação da vertente do conhecimento através do ensino no IPS e da formação no ambiente profissional do IPMA, e congratula-se a Mariana pela conclusão do Estágio e Licenciatura.