20.04.2023 - IPMA
NNIO participou na 2ª Edição do Curso de Formação de Professores “Zonas Costeiras: Um Mundo em Mudança” que decorreu na Estação do IPMA em Tavira entre os dias 12 e 16 de abril de 2023.

Decorreu entre 12 e 16 de abril de 2023 o Curso de Formação de Professores “Zonas Costeiras: Um Mundo em Mudança”, dirigido a professores do ensino básico (3º ciclo) e secundário (grupos 420 e 520). O curso, que vai na sua 2ª edição, é creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e decorreu na Estação de Tavira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.). O Curso contou com a presença de 15 formandos de vários agrupamentos do Algarve e da Grande Lisboa e de formadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Núcleo de Navios de Investigação e Observatório e da Divisão de Geologia Marinha do IPMA, I.P..

A formação teve uma forte componente prática, alinhada com a estratégia e objetivos do projeto EDUCOAST, promovido pelo IPMA, I.P.. O trabalho de campo decorreu nos ambientes de sapal e praia oceânica, adjacentes à Estação, e incluiu observação e medição de parâmetros morfológicos, sedimentares, hidrodinâmicos e de propriedades da água. Os dados recolhidos e medidos no campo foram analisados e processados nos laboratórios da Estação.

A formação debruçou-se sobre o tema “Zonas Costeiras: Um Mundo em Mudança”, tendo-se abordado a evolução do passado recente do litoral Português e perspetivas sobre o litoral do futuro, face aos previsíveis impactes das alterações climáticas e medidas de adaptação.

Através do projeto EDUCOAST o IPMA, I.P. tem vindo a estabelecer contacto com o público, com uma oferta variada de ações de informação e formação na área das geociências costeiras e marinhas, usando a sua estação em Tavira como porta de acesso ao laboratório natural que constitui a Ria Formosa. O projeto promove uma abordagem à aprendizagem experimental, de mãos na massa, num ambiente natural único e com acesso a laboratórios de excelência. O resultado tem sido grupos de formandos empenhados e mais informados sobre o ambiente dinâmico do nosso planeta.

O projeto EDUCOAST é financiado pelo Programa Crescimento Azul das EEA Grants ao abrigo da Call #5 – Educação.