19.09.2022 - IPMA
A edição de 2022 do curso de verão EARTHSYSTEMS foi realizada no IPMA Tavira, dedicado às interações Terra-Atmosfera-Oceano num planeta em mudança - uma abordagem prática à observação e modelação do Sistema Terra

Entre 11 e 16 de setembro de 2022, decorreu o curso de verão EARTHSYSTEMS 2022 dedicado ao tema “Land-Atmosphere-Ocean interactions in a changing planet – a hands-on approach to Earth System observation and modelling”.

Durante uma semana, alunos e professores das áreas de Geologia, Meteorologia e Oceanografia, de universidades e centros de investigação, nacionais e internacionais, juntaram-se em Tavira para atividades de formação avançada, que incluíram trabalhos de campo e mar que beneficiaram do excelente enquadramento natural proporcionado pela Ria Formosa na zona adjacente à Estação IPMA de Tavira.

Os objetivos do curso estão alinhados com os do projeto EDUCOAST do IPMA, financiado pelas EEA Grants e no qual o Núcleo de Navios de Investigação e Observatórios (NNIO) participa. O projeto visa promover uma educação baseada na natureza na área das geociências marinhas e costeiras.

A sessão de abertura contou com a presença de Miguel Miranda (Presidente do IPMA), Pedro Miranda (Diretor do Instituto Dom Luiz) e com Eurico Palma (em representação do Município de Tavira).

Teresa Drago (IPMA) e Rui Taborda (IDL) lideraram a organização do curso, com a colaboração e participação do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, o Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora, o Departamento de Física da Universidade de Aveiro, e Arditi – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação da Madeira. Contou ainda com o apoio do Centro Ciência Viva Tavira e a Câmara Municipal de Tavira.