02.06.2022 - IPMA
A campanha oceanográfica EMSO-PT leg 2 foi levada a cabo a bordo do navio oceanográfico Mário Ruivo do IPMA, entre 30 de maio e 02 de junho 2022, com o objetivo de colocar em operação três equipamentos do consórcio EMSO-PT.

Portugal participa no consórcio europeu EMSO-ERIC (European Multidisciplinary Seafloor and water column Observatory, https://emso.eu/what-is-emso/ ) através do projecto EMSO-PT, consórcio nacional formado por parceiros académicos e liderado pelo laboratório de estado IPMA.

A campanha oceanográfica EMSO-PT leg 2 2022 foi levada a cabo a bordo do navio oceanográfico Mário Ruivo do IPMA, entre 30 de maio e 02 de junho, com a participação de técnicos, cientistas e estudantes do IPMA, Universidade do Algarve-CCMAR, INESC TEC, Universidade de Évora, CoLAB +ATLANTIC e Instituto Politécnico de Setúbal.

O objetivo desta campanha foi o de colocar em operação três equipamentos do consórcio EMSO-PT, a saber: um EGIM (EMSO Generic Instrument Module), um Wirewalker e um ADCP.

Os equipamentos foram colocados a cerca de 200 m de profundidade para testes numa TUPEM (Título de Utilização Privativo do Espaço Marítimo) ao largo de Sagres (Foto 1 e 2).

O EGIM encontra-se equipado com vários sensores padronizados para comparação de séries temporais de parâmetros oceanográficos do mar europeu, a saber: condutividade (salinidade), temperatura, pressão, oxigénio dissolvido, turbidez hidrofone (sensor acústico) e direcção e intensidade da corrente. Após os testes o EGIM será colocado à profundidade de cerca de 3000 m a sul de Sagres, constituindo um observatório da rede europeia EMSO-ERIC.

O WireWalker é um amostrador que percorre um perfil vertical de 150 m na camada superior do oceano em yo-yo, movido pela energia das ondas. Realiza cerca de 5 perfis de alta resolução (uma leitura a cada 0.2 m) por hora de temperatura, condutividade (salinidade), pressão, clorofila, turbidez e oxigénio dissolvido.

O ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler) amostra em contínuo um perfil vertical da corrente com 150 m na camada superior do oceano, com a definição vertical de 3 m.

O EGIM, o Wirewalker e o ADCP integram a rede europeia de observação do oceano EMSO-ERIC.