O Instituto Português do Mar e da Atmosfera deu início no dia 29 de julho, à Campanha MOPPA 2025, a bordo do Navio de Investigação (NI) DIPLODUS.
A campanha, que decorrerá até 9 de agosto, e tem como principal objetivo a monitorização dos bancos de moluscos bivalves ao longo da costa ocidental sul, entre Sines e a Costa da Caparica. Serão avaliadas as populações de espécies comerciais de bivalves, permitindo assim recolher dados essenciais para a definição futura de quotas de pesca por espécie e embarcação.
O levantamento será realizado com base numa rede de estações amostrais distribuídas por perfis perpendiculares à costa, entre as batimétricas dos 3 e 25 metros, recorrendo a arrastos com ganchorra.
O NI Diplodus, pertencente à frota de navios do IPMA, terminou recentemente uma intervenção de manutenção e requalificação profunda no estaleiro da Marina Formosa Algarve Boatyard, em Olhão, levando à sua modernização e revitalização, reafirmando-o como uma embarcação de excelência para a investigação costeira.
Esta campanha integra-se nos esforços contínuos do IPMA para promover uma gestão sustentável dos recursos marinhos e garantir a conservação dos ecossistemas bentônicos.



