10.02.2022 - IPMA
No dia 10 de fevereiro de 2022, o finalista do IPS, Pedro Martins, concluiu com sucesso o seu estágio “Estudo sobre a cobertura espacial e temporal da rede Argo no Atlântico Nordeste” no NNIO, sendo uma contribuição de relevância para o projeto “Observatório do Atlântico – Infraestrutura de Dados e Monitorização” financiado pelas EEA Grants.

No dia 10 de fevereiro de 2022, decorreu a prova pública de defesa do relatório de Estágio do aluno Pedro Gouveia Martins, finalista da Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), intitulado “Estudo sobre a cobertura espacial e temporal da rede Argo no Atlântico Nordeste”. O estágio teve lugar no Núcleo de Navios de Investigação e Observatórios do IPMA entre setembro de 2021 e janeiro de 2022, sob a orientação da Doutora Tanya Silveira e da Doutora Mafalda Carapuço, sendo uma contribuição de relevância para o Projeto Pré-Definido “Observatório do Atlântico – Infraestrutura de Dados e Monitorização” financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants, no âmbito do qual se prevê a aquisição de flutuadores Argo. O trabalho contou ainda com a preciosa ajuda da Dra. Joana Teixeira da DivSI do IPMA no processamento dos dados.

O estágio do Pedro teve como objetivo caracterizar a cobertura espacial e temporal de medições de parâmetros da coluna de água com flutuadores Argo no Atlântico Nordeste, na área de interesse para Portugal, desde o início do programa global Argo em 1998. Os resultados obtidos mostram que em toda a área de interesse (com resolução de 1°lat x 1°long) existem dados de temperatura e salinidade até pelo menos aos 2 000 metros de profundidade, colhidos por flutuadores do tipo core-Argo. Ainda assim, a densidade espacial é, à data de novembro de 2021, de cerca de 0.15 flutuadores por célula de 3°lat x 3°long por mês, muito inferior ao objetivo inicial do programa internacional Argo que previa uma cobertura de 1 flutuador por célula de 3°lat x 3°long por mês para o oceano global.

Os resultados obtidos no âmbito do estágio do Pedro são um contributo importante para a identificação de lacunas existentes na cobertura espacial dos flutuadores Argo, apoiando na decisão de investimento no alargamento da rede de observação e seleção de locais a monitorizar. Este foi um exemplo de sucesso na conciliação da vertente do conhecimento através do ensino no IPS e da formação no ambiente profissional do IPMA, e congratula-se o Pedro pela conclusão do Estágio e Licenciatura.