18.07.2022 - IPMA
Núcleo de Navios de Investigação e Observatórios participa no primeiro Curso de Formação de Professores no âmbito do Projeto EDUCOAST.

Decorreu entre 13 e 16 de julho de 2022, o primeiro Curso de Formação de Professores na Estação de Tavira (EEMT), no âmbito das atividades de formação previstas no Projeto EDUCOAST – “Nature-Based Education in Coastal GeoSciences – A field station in southern Portugal”.

O Curso dedicado ao tema “ZONAS COSTEIRAS: UM MUNDO EM MUDANÇA” contou com a presença de 17 formandos, professores do ensino básico (3º ciclo) e secundário, dos grupos 420 e 520 (Geografia, Biologia e Geologia) e está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

A equipa de formação incluiu Professores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), parceira do projeto, e investigadores e técnicos do IPMA. O Curso contou com sessões teóricas, de trabalho de campo e laboratório, onde se procedeu à caracterização morfológica e sedimentar do sistema sapal/ilhas barreira da zona costeira adjacente à EEMT, localizada na Ria Formosa.

As atividades incluíram a recolha e processamento de dados e amostras com recurso a equipamentos mais avançados, bem como, com técnicas simplificadas, adequadas e aplicáveis ao contexto das aulas nas escolas de ensino básico e secundário. No campo, efetuou-se amostragem de sedimentos ao longo dos vários ambientes (sapal e ilha barreira) à superfície e em profundidade (sondagens), medição da salinidade, temperatura e pH da água do mar, no interior da ria e da água intersticial do sedimento, levantamentos topográficos para caracterização da morfologia e a estimativa de parâmetros de ondas e correntes. No laboratório de geologia marinha e costeira da EEMT, procedeu-se à análise das amostras de sedimentos, e à caracterização composicional da fracção grosseira à lupa binocular, bem como ao tratamento dos dados da morfologia.

Para além do IPMA e FCUL, participam neste projeto a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e o Centro Ciência Viva de Tavira. O projeto EDUCOAST é financiado pelo Programa Crescimento Azul das EEA Grants.